terça-feira, 27 de dezembro de 2011

As dificuldades de ser você mesmo

Crianças do meu coração... Estamos inaugurando as participações especiais no blog... o primeiro de todos é o meu querido amigo e jornalista Anderson Botan... Ele vai escrever algumas coisinhas pra complementar o site... Espero que gostem... Bjos e divirtam-se porque o texto está maravilhoso!!!!

As dificuldades de ser você mesmo


Quando a gente passa a ter noção de muitas coisas, principalmente de sua sexualidade, começa um mundo de conflitos, de desejos, de incertezas, enfim, parece que tudo em nossa mente são imensas interrogações, as quais queremos colocar um ponto final. Não posso generalizar e dizer que todos tiveram momentos de muita instabilidade, mas tenho certeza que em algum momento, uma dúvida pairou: será que eu posso beijar alguém do mesmo sexo, ou mesmo ir pra cama, e não ser gay ou lésbica? É normal sentir desejo por aquele primo ou aquela amiga da escola? Muitos ficam sem respostas e depois isso passa ou então cresce enormemente e faz tudo ficar ainda mais confuso.
Ainda é muito difícil ter coragem de assumir um desejo que não se entende, em uma sociedade onde ainda se tem muito (um pouco menos do que antes, mas muito longe do ideal) pré-conceito contra o homossexualismo. Homens se abraçarem, chorarem, terem uma amizade mais íntima já é confundida com boiolagem, como adoram vulgarmente dizer. Imagina se o cara conta que adora uma mulher, mas sente um desejo imenso de pegar aquele primo, ou melhor amigo, ou aquele cara que cruzou na rua e, não sabe porquê, sentiu um desejo imenso e inexplicável. O mesmo acontece com as meninas. As amizades entre as mulheres costumam ser muito mais sólidas e regadas ao carinho, o que dificilmente vira alvo de comentário - pelo contrário, até estimula muitas taras sexuais neles - mas o que fazer quando a boca daquela amiga se torna um convite irrecusável ao seu desejo mais íntimo?
Por muito tempo, eu acreditei que poderia ser bissexual. Assim como muitos acreditam ser. É mais fácil para alguns se jogar nessa definição: jogo nos dois times (mesmo que isso também se mantenha em segredo e só se revele quando o homem sai com outro homem e a mulher com outra mulher). Depois, quando realmente me entendi, passei a ver a bissexualidade como uma válvula de escape até realmente se encontrar. Hoje consigo enxergar que realmente há pessoas que possuem esse dinamismo de sentir desejos por ambos os sexos, ou seja, o que vale mais é a pessoa, o que ela desperta em você, independente de seu gênero. Contudo, ainda é difícil ser você mesmo e bater no peito para dizer o que realmente você sente, o que você é, pois não se estuda, não se pesquisa, não se mostra que é possível, é preferível continuar condenando e mantendo a hipocrisia de que se aceitam as famílias modernas, até que ela chegue no sofá de sua casa.
Bom, um assunto que dá pano pra manga e que podemos discutir por vários e vários posts, só coloquei aqui uma faísca inicial. E você, já sentiu algo que ficou sem resposta? Já consegue ser você mesmo?










Anderson Botan

Um comentário:

  1. Ser vc mesmo, em plenitude, significa que vc machurará pessoas, errará por vezes, pois, ser vc mesmo é seguir tbm seus instintos e suas vontades, é ligar o mínimo para o que pensam. É ser tbm, de certo modo, inconsequente, consigo mesmo e com os outros.Compreendendo que vivemos em sociedade, nossas ações atingem direta e indiretamente outras pessoas, para o bem e para o mal. É possível ser vc mesmo ao passo em que vc precisa tbm se policiar para ser responsável com suas ações? Não é esta a função racional que operamos? saber distinguir quando nossas vontades e impulsos devem ou não ser seguidos, pois, temos tbm responsabilidades com aqueles que nos cercam.

    ResponderExcluir