quarta-feira, 29 de julho de 2015

Meu mundo com o “copinho” menstrual

Para mim a menstruação é um sofrimento... Eu tenho Tensão Menstrual antes, durante e depois do ciclo, tenho dor de cabeça, cólicas, prisão de ventre, e usar absorvente para mim é uma tortura, pois fico toda assada e me sindo fedida o dia inteiro, mesmo trocando com frequência o absorvente e me limpando todas as vezes.

Sei que muitas de vocês também passam por esse problema... Muitas ainda podem me questionar: Mas por quê você não usa absorvente íntimo? Eu explico! Porque eu me sinto extremamente incomodada com ele, não consigo colocar direito e, o pior, minha vagina tem um grande problema, expulsa quase tudo que põe lá dentro!!! Sim, é estranho, mas acontece. Para se ter ideia, quando tentei usar aqueles anéis vaginais anticoncepcionais, um dia acordei com o anel na calcinha, porque minha vagina simplesmente decidiu que não queria mais o “negocinho” lá dentro!!!

Devido a todos estes problemas eu comecei a pesquisar uma alternativa, e ouvi falar do copo menstrual. Quando ouvi falar dele, no começo pensei: Ai que nojo!!!!! Mas como jornalista que sou, comecei a ler bastante e ver como eram as experiências das outras mulheres e só ouvi coisa boa!!!!

Então lá fui eu e comprei o bendito! Comprei no Brasil mesmo, paguei uns R$ 90 com frete. E decidi testar!!!! Primeiro eu procurei na internet vários comentários de como colocar direito, vi vários jeitos, e aprendi que ele não entra na vagina como um absorvente interno comum... O comum a gente empurra para cima, até sentir que não dá mais, mas o coletor não, a gente empurra na direção do ânus e ele não vai muito fundo!!!

Bom lá fui eu, rezando para todos os santos, para que esse negócio desse certo, e que eu não me rasgasse toda e nem que ficasse com raiva e arremessasse o copinho para longe!!!! Achei uma posição bem confortável no vaso e tentei... confesso que quase me rasguei toda, mas não foi um bicho de sete cabeças!!!!

Estranhei muito no começo, acho que por não ter colocado direito eu sentia umas pontadas no útero, tipo umas cólicas, acho que era uma soma das cólicas com o copinho colocado errado, então me torcia as tripas!!!! Como não confiei nos meus superpoderes de colocação eu usei um protetor diário e foi a melhor coisa que eu fiz, porque vazou um pouco da primeira vez.

Depois fiquei com medo da minha querida vagina expulsar o bonitinho como faz com o absorvente íntimo, ledo engano, não acontece pois firma um vácuo lá dentro e ela não tem força para mandá-lo embora! Iupi!!!!!!

Outra coisa que me incomodou bastante naquele trocinho de silicone foi a haste que ele tem no final, que teoricamente serve para te ajudar a pôr e tirar, mas para mim só pinicou e beliscou. Acabei cortando quase tudo e hoje não sinto mais nada.

Não é uma coisa fácil de se usar eu confesso, na questão da prática e facilidade eu ficaria com o absorvente comum, já uso a anos e coloco com as duas mãos nas costas, mas por questão de conforto, higiene e pensando mais verde eu fico com o copinho menstrual!!!!!

No começo eu tinha receio de usar à noite, principalmente porque tinha medo de escapar e fazer uma lambança na cama, e por ter ficado com ele o dia inteiro resolvi não arriscar e “judiar” da minha menina, mas com o tempo eu fui vendo que ele é fantástico. Agora uso até para dormir, não precisando mais me preocupar em deitar de lado para a menstruação não vazar – quem nunca passou por isso!!!!!

Mas por precaução eu ainda uso o protetor diário, porque quando você coloca o coletor, sempre sobre um pouquinho de menstruação no canal e isso pode vazar e sujar sua calcinha, e como ainda tem algumas vezes que o bonequinho não encaixa direito, prefiro não correr o risco!!!!

Por isso o meu mundo é mais bonito depois que eu experimentei o copinho menstrual, apesar das cólicas, dores de cabeça e outros sintomas indesejados causados pela menstruação, a preocupação de vazar no absorvente, vazar na calça, mau cheiro e assaduras são coisa do passado!!!
E viva o copinho menstrual!!!!!!
Algumas dicas e informações importantes:

1. O copo menstrual não é barato de imediato, se você comparar com um pacote de absorvente, o preço dele é absurdo, mas ele pode ser usado por uns dois anos, então faça as contas e veja a mágica acontecer;

2. Ele é ecologicamente correto, pois por ser de silicone e reutilizável, você colabora com o meio ambiente, evitando encher nossos lixões com porcarias que demoram “zilhões' de anos para sumir;

3. O sangue menstrual não tem cheiro. Aliás, tem cheiro sim, de sangue normal. Não precisa ficar com nojo, o cheiro forte que sentimos quando utilizamos absorventes externos é devido ao contato do sangue com o ar, no copinho não fica cheiro nenhum;

4. Não há dificuldades de utilizá-lo no trabalho. Se precisar esvaziá-lo, basta ir ao banheiro, retirar e jogar o sangue na privada, lave e recoloque. Se não tiver como lavar, molhe um pouco de papel higiênico, limpe e recoloque.

5. Ele é mais seguro que o absorvente interno comum, pois, por ser de silicone, não deixa resíduos na sua vagina, ou seja, nada de infecções;

6. Diga adeus às assaduras, pois ele não abafa sua região íntima, que fica bonitinha o ciclo todo;

7. Durante o ciclo é legal lavá-lo sempre com sabonete neutro entre as trocas e no final, quando for guardá-lo, basta ferver em uma panelinha. Eu tenho uma especial para isso – meninas, nada de ferver o copinho em panela de comida.

8. Você receberá uma enxurrada de caras feitas, perguntas indiscretas e cara de nojo quando disser que abandonou o absorvente. Se acostume, a falta de informação faz isso mesmo;

9. Sua vida ficará mais fácil, pois o uso do copinho pode ser feito por até 12 horas consecutivas, sem risco para a mulher;

10. Aproveite, porque aquela cara linda que aparece nas propagandas de absorvente, realmente vai aparecer, porque quando você pegar prática na colocação, nunca mais e preocupará com vazamentos.


PSIU: Eu uso o copo menstrual da Inciclo, existem outras marcas, mas optei por essa que vende diretamente no Brasil, evitando, assim, custos de importação e uma demora excessiva. Caso queira informações entre no site da marca (http://www.inciclo.com.br/) que lá você tem muitas dicas também sobre compra e outras situações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário